...

...

No ar: ...

...

Sergipe na França para defender o Forró como Patrimônio da Humanidade

Publicada em: 09/10/2025 18:16 -

Uma comitiva nordestina, formada por representantes de Sergipe, Paraíba, do Consórcio Nordeste e do Balaio Nordestino, está em Paris participando do 1º Festival Internacional do Forró Raiz. O grupo tem um objetivo especial: fortalecer o movimento para que o Forró seja reconhecido pela Unesco como Patrimônio Imaterial da Humanidade.

 

Representando Sergipe, estão o presidente da Fundação de Cultura Aperipê, Gustavo Paixão, o secretário de Cultura do Estado, Valadares Filho, o secretário de Turismo, Marcos Franco, e o secretário de Cultura de Aracaju, Paulo Corrêa, além dos artistas Mestrinho e Amorosa, que levam o autêntico som nordestino para o público europeu.

 

Durante a visita, a comitiva esteve na sede da Unesco em Paris, acompanhada da embaixadora brasileira na França, Paula Alves de Souza, que destacou o avanço do processo:

 

> “Estamos caminhando muito bem e vislumbro, num futuro próximo, a inscrição do Forró como Patrimônio da Humanidade.”

 

A Unesco, órgão da ONU responsável pela preservação de patrimônios culturais e naturais, já reconhece a Praça São Francisco, em São Cristóvão (SE), como Patrimônio da Humanidade — conquista alcançada durante o governo do saudoso Marcelo Déda. Agora, Sergipe busca mais um título internacional, reforçando o lema:

“Sergipe é o País do Forró!”

 

O governador Fábio Mitidieri (PSD) também manifestou apoio à iniciativa, destacando a importância de divulgar a cultura nordestina para o mundo. A expectativa é que, com a união dos estados e o trabalho do Consórcio Nordeste, o Forró conquiste o reconhecimento global que merece.

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...