Em meio ao aumento dos casos de intoxicação por metanol no país, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recomendou neste sábado (4) que a população evite o consumo de bebidas destiladas, especialmente aquelas engarrafadas com lacre de rosca.
Durante entrevista coletiva em Teresina (PI), Padilha explicou que as autoridades identificaram a presença de metanol — substância altamente tóxica — apenas em bebidas vendidas nesse tipo de embalagem. Ele destacou que o consumo de metanol pode causar graves danos à saúde, incluindo cegueira e até a morte.
> “Estamos falando de um produto de lazer, não de um item essencial da cesta básica. Se é um produto de lazer, evite um risco como esse no seu momento de lazer”, afirmou o ministro.
Padilha também ressaltou que, até a conclusão das investigações conduzidas pela Polícia Federal (PF) e forças de segurança estaduais, a recomendação é evitar qualquer bebida destilada sem procedência garantida.
As autoridades seguem investigando os casos de intoxicação em diferentes estados para identificar os responsáveis pela adulteração e retirada dos produtos do mercado.
