ponto de apoio dos patinetes elétricos. Além disso, a SMTT realizará fiscalizações constantes para garantir que o uso seja feito de maneira segura e regulamentada.

“Esta é uma nova espécie de modal, um incentivo que a prefeita Emília Corrêa está dando para que as pessoas possam se utilizar dessa ferramenta e diminuir a quantidade de usuários em carros e ônibus, melhorando assim a mobilidade na capital”, explicou o diretor de Transportes Públicos da SMTT, Coronel José Carlos Cruz. Ele também adiantou que há planos para expandir os pontos de apoio dos patinetes para outras áreas da cidade, como os terminais de ônibus.

O uso dos patinetes elétricos será restrito a ciclovias, passeios e calçadas largas, desde que não ofereçam risco aos pedestres. O trânsito desses equipamentos em vias de tráfego comum não será permitido.

Como utilizar os patinetes

Os patinetes elétricos da Jet contam com suporte e entrada para carregar celulares, sistema de GPS e atingem uma velocidade máxima de 20 km/h. Para utilizá-los, os usuários devem baixar o aplicativo da Jet, escanear o QR Code disponível nos equipamentos e iniciar o trajeto. No momento, foram instalados 162 pontos de retirada e devolução dos patinetes ao longo da Orla da Atalaia.

O pagamento pode ser feito via Pix ou cartão de crédito. A empresa oferece planos de assinatura mensal ou anual, variando entre R$ 14,99 e R$ 49,99, permitindo isenção da taxa de desbloqueio. Caso o usuário opte por não aderir a um plano, ele pagará uma taxa de desbloqueio e um valor por minuto de uso.

A representante da Jet, Galya Siqueira, esclareceu que a recarga da bateria dos patinetes é de responsabilidade da empresa. No aplicativo, os usuários podem verificar a porcentagem de bateria antes de iniciar o trajeto, sendo que a autonomia máxima do equipamento é de quatro horas.

“Os patinetes elétricos são um modal que não emite carbono, então é muito bom para o meio ambiente. Também é muito bom para a cidade, para evitar engarrafamentos. Então a pessoa pode usar para se divertir ou utilizar para a micromobilidade. A gente não quer impor regras, mas a gente sugere algumas coisas para a segurança dos usuários, como o uso do capacete, a não utilização por pessoas menores de 18 anos, e a não utilização de duas pessoas ao mesmo tempo no mesmo patinete, pois ele foi projetado para apenas uma pessoa andar. Também não é recomendado utilizar o patinete alcoolizado, e nem levar carga”, finalizou.

*Com informações da PMA

Deixe seu Comentário