As eleições municipais de 2024, além de apresentar os novos prefeitos dos 75 municípios sergipanos, mostra a força dos partidos políticos em Sergipe. Sem dúvidas, os mais fortalecidos neste pleito são PSD de Fábio Mitidieri e União Brasil de André Moura, que juntos elegeram 49 chefes do executivo, ou seja, um percentual de 65%33.
 
Presidido pelo governador Fábio Mitidieri – que sai feliz destas eleições, mirando em sua reeleição em 2026 –, o PSD conquistou 26 Prefeituras. Entre os destaques estão Lagarto, terceiro maior colégio eleitoral do estado e principal município do Centro-Sul, que elegeu o ex-deputado federal Sérgio Reis. Outro destaque é Estância, no Sul Sergipano, com André Graça eleito prefeito.
 
Outros municípios que terão prefeitos do PSD em 2025 são Barra dos Coqueiros, Boquim, Brejo Grande, Carira, Feira Nova, Frei Paulo, Gararu, General Maynard, Indiaroba, Malhador, Monte Alegre de Sergipe, Muribeca, Neópolis, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora das Dores, Pacatuba, Pedra Mole, Pedrinhas, Riachão do Dantas, Santa Luzia do Itanhy, Santana do São Francisco, Telha, Tobias Barreto e Tomar do Geru.
 
PSD PELO BRASIL -
 No Brasil, o cenário de liderança também se repete com o PSD. O partido comandado por Gilberto Kassab conquistou 878 Prefeituras neste primeiro turno. Em 20 anos, é a primeira vez em que o Movimento Democrático Brasileiro – MDB – é superado por outra sigla partidária num primeiro turno pelo país.  
 
Proporcionalmente, na Região Nordeste, o PSD de Sergipe ficou em primeiro lugar no número de conquistas de Prefeituras. Já no Brasil a sigla sergipana fica em segundo lugar, atrás apenas do Paraná.
 
UNIÃO DE ANDRÉ - Já o União Brasil, comandado por André Moura em Sergipe, também não saiu por baixo neste pleito de 2024. O partido elegeu 23 prefeitos, apenas três a menos que o PSD.
 
O União Brasil ganhou prefeitos nos municípios de Aquidabã, Canhoba, Canindé de São Francisco, Cedro de São João, Cumbe, Divina Pastora, Graccho Cardoso, Ilha das Flores, Itabaianinha, Itaporanga D’Ajuda, Japaratuba, Macambira, Pirambu, Porto da Folha, Poço Redondo, Poço Verde, Rosário do Catete, Santa Rosa de Lima, Santo Amaro das Brotas, São Cristóvão, São Domingos, São Francisco e São Miguel do Aleixo.
 
Na lista de partidos com mais prefeitos eleitos, a nível nacional, o União Brasil perde mais o protagonismo. A sigla ocupa apenas a quarta posição, com 578 vencedores.
 
Confira quantidade de prefeitos eleitos por partido em Sergipe:
 
PSD - 26 eleitos
União Brasil - 23 eleitos
PL - 6 eleitos
PT - 6 eleitos
PP - 5 eleitos
MDB - 3 eleitos
Republicanos - 2 eleitos
PDT - 1 eleito
Cidadania - 1 eleito
PSB - 1 eleito
Podemos - 1 eleito

Deixe seu Comentário