A estrutura de uma casa na Praia do Saco, em Estância, ficou comprometida após o mar avançar e destruir parte da residência nesta terça-feira (20).
Em um vídeo feito no local, é possível ver parte da área do jardim que foi engolida pela maré e o momento em que o muro da frente é destruído pela força da água. A casa era conhecida por ser utilizada para aluguel e realização de eventos.
Segundo relatos de moradores, há 10 anos, a faixa de areia ficava a cerca de 800 metros de distância, mas o avanço do mar tem comprometido cada vez mais casas.
Também há mais de uma década tem sido travado um embate judicial para reforma dos imóveis e construção de muros de contenção, o que não é permitido.
A Defesa Civil do município de Estância divulgou que mandará uma equipe para fazer a vistoria do local nesta quarta.
O que diz o governo do estado?
Em nota, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) informou que está desenvolvendo plano de ação, juntamente com a Procuradoria-Geral do Estado, para mitigar os danos causados ao meio ambiente, incluindo medidas de contenção da erosão, controle de poluição e programas de educação ambiental para a população local.
"Cabe salientar que, em função da complexidade da matéria e das divergências quanto às responsabilidades envolvidas, a questão foi judicializada e está atualmente sob análise do Poder Judiciário.
Enquanto a decisão judicial é aguardada, a gestão trabalhar com especialistas ambientais, organizações não-governamentais e a comunidade local para identificar e implementar as melhores práticas para a proteção e revitalização da costa sergipana". Confira o vídeo no link abaixo:
https://globoplay.globo.com/v/12839767/
Fonte: G1 Sergipe