A falta de água nas torneiras do Povoado Guajará, em Nossa Senhora do Socorro, prejudica cerca de 9 mil moradores da região. Segundo eles, o problema ocorre há mais de 10 anos e não tem previsão de resolução. Alguns deles estão estocando água das chuvas.

“Às vezes a água chega de madrugada, mas nunca sabemos quando vai chegar. Aqui na Vila Ney, onde eu moro, não tem água de jeito nenhum há mais de um mês. Estava sendo abastecida com carro pipa, mas não tá mais chegando. Pagamos talão de água todo mês”, disse o videomaker Uilliam Pinheiro.

O problema não fica restrito a residências. Esta semana, a Escola Municipal Gentil Daltro comunicou a suspensão das aulas por causa da falta d’água. A prefeitura do município não informou se outra unidade está na mesma situação.

 A estatal informou que irá apurar a situação "com critério" e enviar caminhão pipa.


Segundo moradores, é constante a procura pela companhia de saneamento de Sergipe (Deso), responsável pelo abastecimento na região, mas a questão não é resolvida.

“Falam que o reservatório está baixo, mas choveu muito na semana passada”, lembrou Pinheiro. Na localidade, casas chegaram a ficar alagadas.

Assinaturas de moradores da região estão sendo coletadas para serem levadas ao Ministério Público do Estado, que já acompanha o caso. Em nota, a 1ª Promotoria de Justiça Especial de Nossa Senhora do Socorro informou que há duas ações civis públicas ajuizadas para regularizar o abastecimento de água no Guajará.

"As reclamações registradas na Ouvidoria da instituição têm sido anexadas nos autos dos procedimentos, que aguardam julgamento do mérito. De forma simultânea, o MP sergipano tem dialogado com o Poder Judiciário e com a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), para encontrar soluções para o desabastecimento de água de forma efetiva e célere.


limk do vídeo: https://g1.globo.com/se/sergipe/video/problemas-de-abastecimento-afeta-cuidados-basicos-e-interrompem-aulas-no-guaruja-12597688.ghtml


Fonte: G1 Sergipe.



Deixe seu Comentário