O Hospital e Maternidade Santa Isabel restringiu o atendimento no setor de urgência pediátrica após um aumento do número de pacientes com sintomas gripais. De acordo com informação passada à imprensa, a unidade hospitalar vem enfrentando aumento significativo no número de atendimentos diários, o que faz exceder sua capacidade de atendimento instalada, resultando em lentidão e maior tempo de espera para atendimento.
“Reforçamos que adotamos o acolhimento com classificação de risco, realizado por enfermeiros capacitados para identificar casos graves. Dessa forma, priorizamos o atendimento com base na gravidade do quadro clínico, garantindo que os pacientes mais graves sejam atendidos primeiro”, diz o Santa Isabel.
A unidade hospitalar revela ainda que, atualmente, todos os leitos de UTI pediátrica estão ocupados e os leitos de internação em enfermaria estão com mais de 100% de ocupação. “A equipe médica, juntamente com a equipe multidisciplinar, está empenhada em garantir que os atendimentos continuem sem restrições”, destaca.
Em razão da superlotação, o Hospital orienta que casos leves sejam encaminhados para unidades de saúde de menor complexidade, a exemplo dos postos de saúde e o gripário do município de Aracaju, localizado no bairro Coroa do Meio. “Isso permitirá que as unidades hospitalares permaneçam reservadas para casos mais graves e complexos, como crianças com dificuldade respiratória, febre persistente, incapacidade de se alimentar ou ingerir líquidos, ausência de micção e vômitos persistentes, entre outros”, avalia o Hospital.